Disque Agudos - (14) 3732-3482
Guia Agudos Notícias VEJA MITOS E VERDADE DOS ALIMENTOS ORGÂNICOS.

10/09/2012 18h15

VEJA MITOS E VERDADE DOS ALIMENTOS ORGÂNICOS.

Conheça os mitos e verdades sobre os alimentos orgânicos. Saiba como eles são produzidos e fiscalizados.

 

 

Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam técnicas de produção que respeitam o meio ambiente e a qualidade do alimento. A maioria das pessoas não sabe ao certo como são produzidos esses alimentos e acabam acreditando em tudo que ouvem. Pensando nisso, selecionamos alguns mitos e verdades sobre os alimentos orgânicos. Confira.

 

O que são alimentos orgânicos

Os alimentos orgânicos  são aqueles cultivados sem uso de pesticidas, fertilizantes e outros agrotóxicos. Trata-se de alimentos limpos e saudáveis, pois o cultivo é feito respeitando o meio ambiente.

 

Além das frutas e verduras, alguns alimentos de origem animal também podem ser produzidos na forma orgânica.  Essa denominação é usada quando os animais são criados sem uso de remédios e rações que contenham hormônios de crescimento.

 

Para que os alimentos orgânicos sejam de qualidade, eles devem conter um selo de certificação fornecido por associações de agricultura orgânica que fiscalizam desde a produção até a comercialização. Esse selo garante que o consumidor esteja adquirindo um alimento orgânico livre de resíduo tóxico.

 

Mitos e verdades sobre os alimentos orgânicos

 

1. Alimentos orgânicos são mais saudáveis.

VERDADE. O sistema de produção não utiliza químicas para o crescimento e maturação, sendo desenvolvidos somente com os nutrientes naturais da terra. Tudo isso possibilita maiores concentrações de vitaminas e minerais nos alimentos.

 

2. Podem ser consumidos sem lavar.

MITO. Todos os alimentos devem ser lavados e higienizados antes do consumo, inclusive aqueles que são submetidos ao cozimento.

 

3. São mais caros.

VERDADE. Devido a produção de alimentos orgânicos ser menor que os convencionais e o custo da produção ser muito maior, torna os mais caros.

 

4. Não são fiscalizados.

MITO. Os alimentos orgânicos são fiscalizados sim, sendo obrigatória a comercialização com uso de selo de aprovação do Ministério da Agricultura e Inmetro.

 

5. Ajudam a preservar o meio ambiente.

VERDADE. A produção de alimentos orgânicos utiliza sistemas que preservam e reconstituem o solo e as águas, ao contrário das demais que prejudicam o solo, tornando a terra improdutiva com o passar dos anos.

 

Veja quais os cuidados antes de consumir os alimentos orgânicos 

Os alimentos orgânicos são produzidos de forma saudável, sem uso de químicas que afetam o solo ou o alimento.

A comercialização deles é feita sob fiscalização com o intuito de garantir a qualidade dos mesmos.

Apesar de muitos mitos e verdades sobre alimentos orgânicos surgirem, o consumo é totalmente indicado, pois trata-se de alimentos mais saudáveis e nutritivos.

Comentários

 
 

Empresa do Mês

Não há nenhuma empresa para ser exibida no momento!

Receba Novidades

Cadastre-se grátis e receba novidades diariamente seu e-mail de notícias, promoções, guia comercial e muito mais.

Redes Sociais

Curta e compartilhe nas redes sociais

2024 © Guia Agudos - Todos os direitos reservados